61ª Reunião Anual da SBPC na UFAM em Manaus

 

Um pouco de História

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi fundada em 1948 com o objetivo de unir o pensamento científico brasileiro, motivado pela chegada de grandes cientistas europeus, trazidos ao país para implementarem as universidades brasileiras, em particular a Universidade de São Paulo (USP), criada em 1934, na cidade de São Paulo.

O professor Jorge Americano, foi o primeiro presidente da SBPC e constam como fundadores da entidade Mauricio Rocha e Silva, Paulo Sawaya, José Reis, Gastão Rosenfeld, José Ribeiro do Vale, F. J. Maffei.

A SBPC é uma entidade que reune diferentes sociedades científicas brasileiras e tem importante papel na valorização da ciência e dos cientistas brasileiros, exigindo dos diferentes governos brasileiros o investimento na ciência e cultura nacional.

Em diferentes períodos a SBPC colocou-se em choque com governos em virtude desse seu papel, colocando-se em defesa dos cientistas que eram afastados das Universidades ou de centros de pesquisa por razões políticas.

Desde 1949 a SBPC realiza as suas Reuniões Anuais com a presença de mais de dez mil cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de todos os níveis, em diferentes partes do Brasil. Mesmo com as dimensões continentais brasileiras, anualmente participantes de todo o país, e muitos estrangeiros, se deslocam para participar da principal reunião científica brasileira.

61ª Reunião Anual da SBPC em Manaus: 12 a 17 de Julho de 2009.

 O evento reuniu pesquisadores, professores, estudantes, e ONGs e Entidades Governamentais de todo país. Durante os dias do evento, foram realizadas várias atividades como mini-cursos, Conferencias, Assembléias, Mesas-Redondas, Simpósios  e encontros.

Também, foi realizado o espaço de exposição de trabalhos cientificos das mais diversas universidades e centro de pesquisas dos estados brasileiros e internacionais em posteres das 13:00 hs as 15:00 hs durante o evento.

Foto Raimundo B. SBPC, julho 2009.

Foto Raimundo B. SBPC, julho 2009.

Foi montado uma estrutura para a montagem de “standes” das instituições presentes. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto,  os mais diversos projetos cientificos desenvolvidos no país.  E também foram expostos por editoras os mais diversos títulos de livros, como cientificos e literários.  E muitas outras atividades foram realizadas durante o evento, entre estes o SBPC Jovem.

  Ray

Leia mais sobre a 61a Reunião Anual da SPBC em: http://www.sbpcnet.org.br/manaus/

 

 

 

 

 

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s