Crie seus vídeos: CINELERRA

 O Cinelerra é provavelmente o melhor programa de edição de vídeos para sistemas operacionais livres. Com ele, você pode capturar, editar, usar efeitos, mexer e mixar várias trilhas de áudio e vídeo em tempo real – enfim, tudo o que se espera de um bom editor de vídeos.

Atualmente, o Cinelerra ‘oficial’ é desenvolvido pelo pessoal do site Heroine Warrior (ver links abaixo), que publica as novas versões de tempos em tempos. Um projeto paralelo, com atualizações mais freqüentes e novas características (como tradução do programa para português ou correção de erros mais rápida, por exemplo) é mantido pelo pessoal do CVS.


 

Guia de instalação

Há vários modos de se instalar o Cinelerra, de acordo com o seu sistema operacional.
Aqui podem ser encontrados alguns tutoriais de instalação para usuários de diveros tipos de linux:
Debian e Debian Unstable,
Ubuntu,
Gentoo,
ArchLinux.

Tutoriais e manuais

Trabalhando com HDV no Cinelerra

Atualmente, há vários tutoriais e manuais do Cinelerra publicados no estudiolivre. O mais completo deles é a tradução do manual oficial, mantido pelo pessoal do CVS. A tradução foi feita pelo estudiolivre e está de acordo com a tradução do próprio software. O tutorial para começar a usar o cinelerra é um tutorial básico, mas envolve boa parte das coisas que muita gente usa como base para fazer um projeto de edição – embora ele tenha sido feito para a versão intermediária entre a 1.2.2 e a atual 2.0 (você notará a interface diferente), pode ser facilmente usado para qualquer versão, já que a funcionalidade dos botões continua a mesma.

Há também o avançado Guia de exportação de arquivos, que explica como renderizar vídeos em vários formatos diferentes e que possam ser lidos em outras plataformas, como MacOS e Windows – este tutorial serve apenas para quem usa a versãoi CVS do Cinelerra. O tutorial do IMG2LIST, é do programa que serve para gerar seqüências de imagens a serem editadas no editor. Existe a Descrição da interface com tema SUV, embora uma descrição igualmente completa possa ser encontrada no manual oficial. Há ainda um incipiente apanhado de dicas de uso do Cinelerra e um tutorial de como fazer máscaras com o GIMP e o Cinelerra

 

Retirado em: http://www.estudiolivre.org/cinelerra.

Site oficial, em inglês: http://heroinewarrior.com/cinelerra.php3.

 

Ray

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s