Delícia de leitura

1945920924adc6671e9ed5Comidas Indígenas do Alto Rio Negro é o resultado do esforço de mulheres indígenas e de pesquisadores para promover a soberania alimentar das populações tradicionais que vivem nessa região do noroeste amazônico. É um registro histórico-cultural em busca da soberania alimentar das populações tradicionais de São Gabriel da Cachoeira.

Fruto de uma pesquisa realizada entre 2005 e 2007 por pesquisadores e lideranças femininas indígenas, o livro Comidas Indígenas do Alto Rio Negro dá água na boca do começo ao fim. Seja pela descrição das tradições alimentares do município de São Gabriel da Cachoeira, na região do Alto Rio Negro, no noroeste amazônico, pela sinceridade dos depoimentos das mulheres, por seu histórico de vida ou por suas receitas, os textos fluem com tanta facilidade que é difícil parar de ler. Especialmente para quem não conhece iguarias indígenas como quinhapira de peixe, cozido de paca, mingau de banana madura ou caribé de massoca, temperadas com pimenta jiquitaia, e nem sabe como e de que são feitas.

Na página de apresentação, a antropóloga Luiza Garnelo, organizadora da publicação ao lado de Gilda Barreto Baré, explica que a escolha do tema deveu-se a uma demanda das mulheres indígenas da região de São Gabriel da Cachoeira, preocupadas com o alto preço dos alimentos industrializados e com a falta de acesso das famílias a eles, e com a crescente substituição das comidas tradicionais por outras de baixo teor de nutricional. Ricamente ilustrado, Comidas Indígenas do Alto Rio Negro traz receitas tradicionais das mulheres indígenas da cidade de São Gabriel da Cachoeira e de algumas aldeias Baniwa. As receitas baniwa, por sinal, estão em português e em língua baniwa.

Clique aqui e continue lendo..

Fonte: http://www.socioambiental.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s