Escolas do Médio Içana I formam suas primeiras turmas de alunos de Ensino Fundamental

Escola Paraattana e Eenawi formam as suas primeiras turmas de alunos de ensino fundamental na primeira quinzena de 2010.

 

Foto: Arsenio B. Formandos da Escola Parattana

 

Como começou..

As duas escolas da região conhecida de ” Médio Içana I”, foram as duas últimas implantadas na região do Rio Içana (referiro-me do período de 2002 a 2006, em aconteceu o boom das escolas na região do Içana e Alto Rio Negro). Ou melhor, uma que se transformou em duas. Em 2005, aconteceram as primeiras discussões sobre a criação da Escola Paraattana, quando ainda as cinco comunidades estavam juntos de que era necessário ter uma escola nesse trecho do Içana. Em 2006, inicia funcionando nas tres comunidades (Nazaré, Ambauba e Castelo Branco), organizada em salas de extenção. Onde os professores que trabalhavam faziam o rodízio nas tres salas. Depois de um ano de funcionamento, na I Assembléia de Avaliação do funcionamente, aconteceram umas mudanças.

Essas mudanças foram: A Sala da comunidade de Nazaré, passou a ser uma escola autonoma da Parattana, que recebeu o nome de Eenawi. E apenas as duas comunidades contiuam funcionando como salas da Parattana. Além, de mais duas comunidade (Belém e Taiaçu), que também fazem parte, mas, não funcionam salas nessas duas comunidades. Por isso, no ano de 2007,  mais uma escola de ensino fundamental começou a funcionar nessa região do Içana.

Festas e comemorações

Que abriu o ano de 2010 em festas foi a escola Parattana, que comemorou com apresentações e muitas brincadeiras a formatura de sua primeira turma de alunos, que aconteceu no dia 10 de janeiro na comunidade de Ambauba. E depois de cinco dias, a Escola Eenawi também realizou um grande evento, na comunidade de Nazaré.

Em todos os dois eventos reuniram mais de cem pessoas, das cinco comunidades, e mais outros participantes. Para essa região estes dois eventos foi um marco histórico, pois, é a primeira vez que os filhos e as comunidades como um todo, conseguem esse grande resultado. Por isso, só tiveram o que comemorar.

Raimundo

 

Anúncios

Uma resposta em “Escolas do Médio Içana I formam suas primeiras turmas de alunos de Ensino Fundamental

  1. Um boa iniciativa, não parem por aí continuem batalhando não desista de estudar.É sempre bom achar algumas noticias na internet sobre o nosso povo, fico muito feliz por vcs.
    Parabéns aos formandos!!
    Abs: Danilo lopes/Baniwa
    Estudante Universitário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s