19 de abril será comemorado na Escola Pamáali.

Foto: Dzoodzo

O convite do evento foi enviado as comunidades proximas nessa semana. E, amanhã, 17 de abril estarão chegando. A programação foi fechada hoje, sexta-feira. Jogos e muitas brincadeiras serão feitas durante os dias 18 e 19.

Não somente na Pamáali. Este dia é comemorando em toda  região do Içana. Organizado por professores junto com seus alunos, o dia 19 de abril, é um dia que os Povos Indígenas da Região do Rio Negro comemoram, como forma de manifestação, valorização e preservação cultural.

Mas, não é apenas neste dia que comemoram o dia do “Indio”. Porque todo dia é dia do “Indio”.  Em breve mais noticias. Visite o blog da Escola Pamáali.

Saiba mais………

No dia 19 de Abril é comemorado o dia do Índio no Brasil. A data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas em 1943.

Origem do Dia do Índio

O dia 19 de abril é lembrado como dia do Índio, devido a um acontecimento ocorrido em 1949 no México, no qual diversas lideranças indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.

Preocupados que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos” no congressos os indígenas não compareceram nos primeiros dias do evento. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, que tem como objetivo principal cuidar dos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

Fonte (saiba mais): www.mundodastribos.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s