Quinhapira: prato típico da região do Rio Negro.

Foto: Reprodução

Alto Rio Negro. 23 povos indígenas diferentes e iguais no modo de viver, de pensar…A primeira coisa que se vê nesses povos é a hospitalidade. Em quase todas as comunidades da região, onde vivem, as pessoas recebem pessoas que chegam, sejam eles convidados ou não, isso não faz a diferença, são recebidos com xibé (farinha e água na panela) e a quinhapira. Faz parte da cultura milenar desses povos.

Entrando no Içana….Afluente do Rio Negro. Ao logo de suas margens, estão lá, as comunidades onde vivem os Baniwa. Que tem a pimenta como principal ingrediente  dos pratos, e não pode faltar. Porque? Desde os tempos antigo, a pimenta vem sendo usado como purificador de alimentos pelos Wakoenai, uma auto-denominação deste povo. A produção da pimenta é quase exclusivo das mulheres. Plantam, colhem e fazem o processamento. Existem vários tipos de pimenta, o mais conhecido é a jiquitaia, que é uma mistura de pimenta pó com sal.

Quinhapira. Com peixe ou sem peixe, a quinhapira é oferecido na hora d mingau, que combina bem. É um prato com pimentas verdes cozinhado com peixe. No Içana, os pratos de quinhapira dão show nos eventos religiosos, como a Santa Ceia e Conferencias.

Voce já provou? Se ainda não recomendo! Em São Gabriel da Cachoeira, na praça podem ser encontrados esses pratos  saborosas. Se subir nos rios Waupes, Içana e as demais também terá a chance!!

Anúncios

2 respostas em “Quinhapira: prato típico da região do Rio Negro.

  1. Pingback: VALLE ISIS

  2. Pingback: Vai um peixe com formiga saúva (Quinhapira)? | VALLE ISIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s