Que tamanho?

Foto: Maria Farias/OIBI. Participantes da Assembléia da OIBI votam qual é o tamanho ideal para captura de cada especie de peixe do Içana

Na cultura baniwa, pescaria não é apenas os homens que pescam. De acordo com os dados do Projeto Kophe Koyanaale, desenvolvido nas 17 comunidades do Médio Içana, de março de 2006 a março de 2008, com acompanhamento de 293 pescadores e 4434 pescarias, mostra os meninos começam a pescar a partir dos cinco e vai até  aos 95.  As mulheres geralmente quando são adultas, na maioria das vezes usando os instrumentos para capturar peixe com mais facilidade.

Os peixes estão diminuindo aos poucos. Apesar de 57%, dos entrevistados responderem que ainda são boas as pescarias, hoje no Içana pegar peixe em pouco tempo e suficiente para o sustento diário, tem se tornado uma tarefa difícil. As causas disso são vários. Os dados do PKK apontaram que apesar de existirem muitos outros instrumentos de pesca, o anzol ainda é o que mais usado. E existem os poucos usados, mas, muito prejudiciais, como o timbó, que quando usado acaba com todos os peixes.

Qual é o tamanho miníno de captura?

Conhecedores dos mitos sobre os peixes, pescadores experientes e todos os presentes votaram, exceto as crianças menores de 5 anos. Foi interessante o método usado. Os pesquisadores Baniwa do Projeto desenharam todas as espécies de peixes existentes na bacia do Içana em diferentes tamanhos ( em cm) e colocaram na parede no centro comunitário de Tucumã. Todos os participantes, marcaram uma vez no desenho que considera o tamamho mínino de captura daquela epécie de peixe. Pesquisadores e alunos da escola Pamáali ajudaram na realização do trabalho. E o desenho mais votado, esse é o que fica como tamanho mínino de captura.

O trabalho realizado foi a parte importante do PKK, através dessa votação dos representantes da região, foi elaborado a carta encaminhado as comunidades sobre as deciões tomadas. E assim nascer o Acordo de Pesca na região do Içana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s