“Os seus pais plantaram, as liderenças plantaram e vocês precisam continuar plantando..”

Foto: Ray. Visitantes sendo recebidos pelos alunos na escola.

Pessoal essa semana foi difícil para mim. Fiquei doente por tres dias, e não tive tempo de postar novas notícias, mas, estou de volta para contar as novidades boas é claro. Nessa semana na Pamaali as atividades da semana passada continuaram rolando.  No âmbito Içana, nesses últimos dias recebemos na escola o Vice-Prefeito de São Gabriel da Cachoeira, André Baniwa, no mesmo dia recebemos uma equipe de Pesquisadores do INPA que estudam as doenças transmitidas pelo pium e maruim, mas, estarei escrevendo isso no próximo post para relatar a paletra que o Dr. Daniel fez sobre o tema.

Na noite em que passaram aqui a equipe fez a sua apresentação, por último o André deu suas palavras de incetivo aos alunos que estão chegando na escola. “Não conheço mais nenhum dos alunos que estão aqui, parece que estou ficando velho. Parece que nós  estamos fugindo do tempo ou é o tempo que está fugindo da gente”-brinca na fala.

Foto: Ray. Equipe do Dr. Daniel atendendo alunos da Pamáali

Contou aos pesquisadores do INPA que estão chegando na escola primeira vez que a luta começou há muito tempo, quando ainda remávamos de Tucumã até Jandú para poder estudar. “Muitas dificuldades passamos, no tempo que começamos a trabalhar na OIBI para conversar com as comunidades rémavamos até Aracú Cachoeira, decíamos até Tunuí de remo para pegar o bargo e de lá ir para São Gabriel, mas, conseguimos até aqui realizar e concretizar sonhos do povo, uma delas é  a nossa escola, construída por nós mesmo”-lembra o vice-prefeito. Ele ainda contou mais. Mas, encerrou falando do objetivo da viagem, visitar as comunidades do Içana, e apresentar os candidatos que apoia nesta eleição.

A expressão no título do post é do Dr. Daniel coordenador da equipe que está fazendo pesquisa sobre as doenças transmitidas pelo pium e maruim dois dos insetos que mais existem na região do Içana, a respeito do trabalho, da luta e do esforço que os nossos pais, lideranças e precisamos fazer para fazer acontecer a melhoria da condição de vida nas comunidades de nossa região.

2 respostas em ““Os seus pais plantaram, as liderenças plantaram e vocês precisam continuar plantando..”

  1. Ola! Olha eu de novo!
    gostaria de sber mais a respeito das doenças transmitica pelos insetinhos maruim e o pium, eu morei em tabatinga3 anos e em SGC 3anos tb em tabatinga o numero destes insetos e grande gostaria que vc se poder me explicar …desde ja obrigado…. abraços

  2. Aqui vc é sempre bem-vinda. Então eu postar sobre isso, eu tenho o contato de um médico-pesquisador sobre o assunto. Valeu pela sugestão. Aguarde, vou postar em breve!!

    Forte Abraço

Deixe um comentário

