Escola Pamáali: Piscicultura e Manejo Agroflorestal

Última das estações previstas para serem construídas pelo Projeto de Piscicultura e Manejo Agroflorestal Associado, a Estação EIBC foi inaugurada em novembro de 2003, entre as comunidades de Tucumã Rupitá e Jandú-Cachoeira, distrito de Tunuí, alto Rio Içana (AM). O local havia sido escolhido em 2001 para, no ano seguinte, ser realizado o levantamento topográfico da região.

Diferentemente das outras estações, a EIBC está instalada na área da Escola Indígena Baniwa Coripaco Pamaáli, buscando funcionar de forma integrada às atividades de formação escolar de alunos e professores. Ela também representa uma integração mais efetiva do Projeto de Piscicultura e Manejo Agroflorestal Associado com o Projeto de Educação Indígena do Programa Rio Negro do ISA, uma vez que a atividade de piscicultura passa a fazer parte do currículo escolar – os alunos poderão ser envolvidos no projeto, além de se buscar uma melhoria da merenda oferecida a eles.

Mesmo a construção foi pensada neste sentido: iniciada em março de 2003, ela foi realizada durante os períodos letivos da escola, para que os alunos acompanhassem todo o processo. Uma das represas para a reserva e abastecimento de água, por exemplo, é fruto de um trabalho desenvolvido exclusivamente por eles, sob o acompanhamento dos professores indígenas e orientação técnica e pedagógica dos assessores do Programa Rio Negro (ISA).

Até janeiro de 2004, as instalações da Estação incluíam um pavilhão-laboratório de reprodução e incubação e alguns viveiros. Dos três viveiros familiares sendo construídos na região, já está pronto o primeiro deles, localizado na comunidade de Siuci-Cachoeira.

 

Fonte: http://www.socioambiental.org/pisci/pamaali.shtm

Anúncios

3 respostas em “Escola Pamáali: Piscicultura e Manejo Agroflorestal

  1. Também, eu acredito que os indígenas tem certo ‘preconceito’ contra alguns tipos de peixes, por acreditarem que não são saudáveis por um motivo ou outro… Isso é verdade? E qual é a espécie que estão atualmente criando? Grato!

    • Olá Philip, acho que algumas pessoas tem isso. As especies criadas atualmente (nome regional) são Aracú, Domé, Arari[irá, Karotsi (Aracú pintado).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s