Formaturas de Escolas Baniwa e Coripaco se aproximam

No curso do Médio e Alto Içana a primeira formatura aconteceu na Escola Pamáali em 2004 (de ensino fundamental) a partir de lá pra cá, começaram acontecer na maioria das escolas implantadas a partir de 2001. Atualmente, são mais de dez escolas de ensino fundamental completo. São três salas de extensão de ensino Médio funcionando na região, uma do Colégio de São Gabriel da Cachoeira (D. João Marchesi) e duas da Escola Kariãma da comunidade Assunção do Içana.

Neste ano, as escolas que estarão realizando formaturas são: Escola Kayakapali-Coripaco (1a turma de ensino fundamental), Escola Paraattana-Médio Içana I (segunda turma de ensino fundamental), Escola Maadzero- Comunidade Tunuí Cachoeira (turmas de ensino fundamental e ensino Médio), Escola Eenawi- Comunidade Nazaré (segunda turma de ensino fundamental), Escola Kalidzamai -comunidade Santa Rosa- Médio Içana e Escola Waliperidakenai- Comunidade Canadá Rio Ayarí. São essas escolas das quais tenho informações. Todas elas acontecerão no mês de dezembro.

Alunos da Escola Pamáali do Ensino Médio irão se juntar com os demais alunos da Escola Kariamã para se formarem juntos em Assunção. Fato histórico na região do Içana. Pois, nestes últimos 20 anos desde que a Educação Escolar foi introduzido na região, as escolas que existiam nas comunidades, só atendiam até a 4a série. Como não tinha escolas mais próximas das comunidades, os alunos tinham duas opções a escolher. Primeira, ir para os internatos que no Içana só tinha Assunção do Içana ou descer para São Gabriel para estudar nos colégios, que do ponto de vista das condições era mais difícil para os pais dos aluno. A segunda opção, parar de estudar e ficar na comunidade para levar a vida.

Por isso, hoje,  ainda são poucos os Baniwa que já tem o nível superior, já com graduação ou com pós-graduação. Mas, em breve esse número irá aumentar, acredito. Em breve irei colocar as datas dessas formaturas  por escolas.

Foto: Alunas formandas da Escola Maadzero da comunidade Tunuí Cachoeira, Rio Içana.

Anúncios

Uma resposta em “Formaturas de Escolas Baniwa e Coripaco se aproximam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s