Povos Indígenas e Internet

“Ésse é um sonho realizado”- disse com entusiasmo o Anapuáka indígena militante do movimento Indígenas na Web há pelo menos uma década.  Pela primeira vez os representantes de Povos Indígenas se encontraram na Universidade de São Paulo-USP, graças ao evento organizado pelo  Núcleo de História Indígena e do Indigenismo (NHII/USP). em parceria com o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA/USP)  que  contou com o apóio da Rede Brasil, a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade de São Paulo, a CAPES e a FAPESP.

De acordo com os organizadores o objetivo foi a troca de experiência  no uso da Internet nas suas aldeias. Várias experiências foram apresentadas, como a criação de sites e blogs, produdores indígena e cineastas contaram suas experiências sobre o uso da web para falar e divulgar sua cultura ao mundo. No brasil, os Povos Indígenas em sua maioria (pelo menos os presentes no evento), começaram a ter contato com as novas tecnologias há pelo menos a seis anos atrás. Só alguns, como os Povos do Xingú e do Nordeste já conhecem e usam a mais tempo.

No final foi criado uma rede das redes dos Povos Indígenas na Internet que recebeu o nome de Rede Cultura Digital Indígena que propõe ser um agregador de sites e blogs indígenas na Rede mundial, que facilitará a busca de informações atualizadas sobre os vários povos indígenas que já usam a internet. A Página está sendo criado e organizado pelos próprios indígenas que participaram do evento realizado, um colaborando com o que melhor sabe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s