Oficina: Oficina Redes Sociais e bom uso da Web aconteceu em São Gabriel da Cachoeira

O encontro Redes Sociais e bom uso da Web reuniu na sede do ISA em São Gabriel entre os dias 27 a 30 de abril, lideranças indígenas e blogueiros do Alto Rio Negro. Vindos de Cucuí, Santa Isabel, Taracúa e Yauaretê e da Escola Pamáali, os participantes trabalharam juntos e trocaram experiências sobre o uso da web. Ana e João já usam a internet desde que chegou no brasil, há pelo menos 16 anos. E ajudaram os participantes a conhecer as redes sociais e um pouco do histórico da evolução da rede mundial nestes últimos anos.

Em três dias de oficina, os paricipantes conseguiram criar suas contas no twitter, facebook (que alguns já tinham antes da oficina) e blogs pessoais e institucionais, como da Casa de Produtos Indígenas do Rio Negro (www.wariro.wordpress.com). ” No meu blog pretendo postar textos nas três línguas, Tukano, Nheengatú e Baniwa”disse- o Max diretor da FOIRN animado em criar também seu blog pessoal, ao ser perguntado pelo João, o que ele vai contar/escrever no seu blog. Além do Max, todos os participantes conseguiram criar seus blogs e contas de twitter. Agora, como disse o professor durante a oficina, mais “pontos” vão aparacer no mapa da rede na região do Alto Rio Negro.

Antes da oficina poucos blogs indígenas (pelo menos dois) falavam ao mundo um pouco da regão e dos povos do Alto Rio Negro. Com a oficina passamos para vinte blog aproximadamente. E a novidade é o lançamento do site da FOIRN, que deve acontecer nas próximas semanas, segundo as informações da coordenação da oficina. O site da FOIRN pretende servir de agregador de blogs pessoais da região. E reunir informações sobre o histórico do Movimento Indígena no Rio Negro e como também dos acontecimentos atuais. Textos, fotos e vídeos serão os conteúdos encontrados no site.

Blogs criados. O desafio agora é manter sempre atualizados esses blog. Para não esquecer isso, o instrutor João apresentou os dez combinados da turma.  O primeiro delas, é “Nunca desistir de continuar tentar, se não conseguir”.  Em outubro, acontece o segundo encontro, para os participantes contarem suas experiências durante esses próximos meses.

Blogs criados na oficina:

foirn.wordpress.com

cachoeiradaonca.wordpress.com

itapuranga.wordpress.com

correamax.wordpress.com

cruzdasilva.wordpress.com

irineurodrigues.wordpress.com

arlelima.wordpress.com

turuzinho.wordpress.com

saleskin.wordpress.com

horipako.wordpress.com

E aí pessoal da oficina, esquecí de mais algum?

Obs: Alguns participantes tiveram que sair antes da foto acima, por isso, não estão na foto.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s