Lideranças que foram importantes no sucesso da Escola Pamáali foram homenageadas no evento de 10 anos.

Alunos, professores e participantes do evento de comemoração homenagearam as pessoas chaves dos 10 anos da escola (foto: Cida Paiva)

A história de luta e revindicação de uma escola que seja mais próximo da realidade das comunidades e dos Povos Baniwa e Coripaco vem bem antes mesmo dos 10 anos comemorados no evento que aconteceu na Pamáali no final de maio deste ano. Segundo as narrativas dos principais líderes na discussão, implantação e implementação da escola Pamáali, começou significavelmente a partir da criação da Organização Indígena da Bacia do Içana, em 1992.

Segundo o Sr. Roberto Paiva apenas um grupo de pessoas começaram a idealizar a construção de uma escola que precisavam para seus filhos. “Nós éramos apenas umas 3 a 4 pessoas pessoas quando começamos a pensar a escola”-disse no seu discurso na assembléia de 10 anos.  Anos seguinte, com a realização dos grandes encontros de educação na bacia do Içana, mais pessoas começaram a fazer parte da equipe de “pensadores”. E mais tarde, com o apoio de parceiros externos.

No evento várias pessoas que participaram diretamente de alguns momentos importantes da história da escola estiveram presentes. Outros, não estiveram. Mas, nada impediu que fossem lembrados e homenageados. Entre os destacados foram: Beto Ricardo – Instituto Socioambiental/ISA, Antônio Amaro – Ancião da comunidade Ambaúba, considerados um dos principais responsáveis pela implantação (abertura do local) e Tito Benjamim- pai de aluno e ex-presidente da ACEP.

E foi feito uma homenagem especial como um minuto de silêncio ao  Guilherme Fernando (Professor de Recursos Pesqueiros)  e  um aluno da comunidade Arapaço, hoje  falecidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s