Erosão em algumas comunidades Baniwa da Região do Içana

Depois de alguns anos de tentativas, a Escola Pamáali consegue recuperar e controlar a erosão (foto: Adeilson Lopes)

Logo depois de concluir meu curso de ensino fundamental na Escola Pamáali em junho de 2006, descí para a Escola Paraattana, que estava começando naquele ano nas comunidades do médio Içana I (Castelo Branco, Ambaúba e Nazaré), na época funciona em salas de extensão, e os professores ficavam por um tempo numa sala (comuniadade) e depois continuava suas atividades na outra sala.E enfim… Mas, o que me chamou atenção foi a gravidade da situação que encontrei quando cheguei em Castelo Branco, a erosão estava comendo quase todo pátio da escola.

Algumas pessoas brincavam, dizendo que “subia jacaré aquele igarapé”. E que quando chovia parecia mesmo como igarapé. Organizei junto com meus alunos uma palestra com a comunidade, apresentando e falando um pouco d este problema, como por exemplo, o que causa e possíveis formas de diminuir ou até mesmo acabar com isso. Como a extensão daquele “rio”já era bem grande, começamos com algumas tentativas de plantio de grama e depois, uma senhora resolveu plantar uma arvore próximo de casa e foi indo….agora a comunidade tava sabendo a importancia de manter a comunidade verde, como gramas e algumas plantas no pátio.

Saí da Paraattana no final do mesmo ano, anos mais tarde, cheguei em Castelo, e ví o resultado. O ‘rio” desapareceu, e o patio ficou boninto, como antigamente.

A erosão vem sendo um problema em algumas comunidades do Içana, recentemente, fui em Jandú Cachoeira, a trabalhos da escola, observei enormes buracos no caminho, que quando cheguei era bem bonito. Hoje, as pessoas se esforçam em mudar de caminho para tentar manter a subida boa. E em outras observei também outras.

Como a comunidade Castelo Branco e Escola Pamáali são alguns exemplos de que com tentativas e esforço, o problema pode ser solucionado. Hoje a Pamáali está recuperada da erosão que sofreu por alguns anos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s