Departamento das Mulheres Indígenas do Rio Negro visita comunidades do Rio Xié para propor a criação de Associação das Mulheres Indígenas do Xié.

Apesar de o Rio Negro ser uma das regiões com mais organizações indígenas do Brasil, a associações de mulheres ainda são a minoria, hoje apenas 10, das mais de 80 filiadas a FOIRN. E umas das regiões onde ainda não existe associação exclusiva das mulheres é o Rio Xié. Diante disso, o Departamento das Mulheres Indígenas do Rio Negro-DMIRN da FOIRN, criada em 2002, vem aos poucos criando, discutindo e abrindo espaços para a participação das mulheres nas várias esferas de discussão do município de São Gabriel da Cachoeira. A Coordenadora do DMIRN visitou na ultima semana 14 comunidades do Xié com objetivo de conhecer os trabalhos das mulheres e propor a criação de uma associação de Mulheres Indígenas do Rio Xié.

Rosane G. Cruz - Coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro da FOIRN (foto: Jiomara Trindade)

Acompanhada pelos coordenadores da CAIARNX, Filadelson e Evanildo (Coordenadoria das Associações Indígenas do Alto Rio Negro e Xié), pelo Denivaldo Cruz representando o sr. Luiz diretor da FOIRN (de Referência da Região do Alto Rio Negro) e Adão do Controle Social do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena/Alto Rio Negro), a Rosane Gonçalves Cruz,  Coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro da FOIRN esteve nas comunidades do Rio Xié entre os dias 20 a 25 de julho, com objetivo de ouvir as mulheres e propor a criação da associação das mulheres desse rio.

É a primeira vez que o DMIRN chega nas comunidades dessa região. Por isso, segundo a Rosane, um dos objetivos dessa viagem, foi conhecer as comunidades e as mulheres dessa região. “O nosso objetivo nessa viagem conhecer a realidade, ouvir as mulheres da região do Xié”disse.

O Rio Xié hoje é uma das regiões do Rio Negro onde ainda não existe uma associação exclusiva das mulheres indígenas. As demais regiões, como o Içana e outras já funcionam algumas associações de mulheres há algum tempo, apesar das dificuldades. Diante disso, o DMIRN está iniciando uma conversa e articulando as mulheres dessa região para futuramente ser criado uma associação exclusiva delas.

Durante cinco dias, a equipe conversou e ouviu as mulheres nas comunidades São Marcelino, Vila Nova, Campinas, Boa Esperança, Santa Rosa, Santa Cruz, Cumati, Tunú, Umarituba, Cunuri, Tukano, São José, Anamuim e mais dois sítios. Segundo a coordenadora, há um grande interesse das mulheres em se organizarem em associação. “Segundo as mulheres, elas ainda não produzem artesanatos para a comercialização, apesar de ter um grande potencial de piaçaba na região, por isso, com a criação da associação pode contribuir com a organização da produção e formação das mulheres”-explica.

O próximo compromisso do DMIRN na região será contribuir discussão e criação da associação exclusiva das mulheres do Rio Xié, durante um grande evento que será realizado na comunidade Tunú entre os dias 09 a 13 de setembro deste ano.  Fica para mulheres nesse período, começar a pensar os nomes de quem poderá ser indicadas para a diretoria.

Com a criação dessa associação facilitará para  as mulheres em termos de produção de artesanatos ou elaboração de projetos próprios e para DMIRN, segundo a coordenadora será forma de contato e apoio em termos de assessoria e acompanhamento das mulheres do Rio xié.  Das mais de 80 associações indígenas filiadas a FOIRN, apenas  10 são das mulheres.

Em 2002, quando o departamento foi criado  durante o I Encontro de Mulheres Indígenas do Rio Negro, existiam apenas 2 associações de mulheres.  O DMIRN atua na região com os objetivos: 1)- Assegurar e viabilizar a defesa e o exercício dos direitos das mulheres indígenas na área de atuação da FOIRN; 2)- Representar politicamente organizações de mulheres indígenas do Rio Negro dos 23 povos da região em eventos deliberativos locais e nacionais; 3)- Auxiliar e incentivar a formação e desenvolvimento de associações femininas de base comunitário; 4)- Articular e coordenar reuniões e encontros; e)- Elaborar projetos da agenda de reivindicação das mulheres; 5)- Criar formas de comunicação e divulgação do trabalho das mulheres para seu fortalecimento político no movimento indígena; 6)- Apoiar pesquisas sobre artesanato, produtos agrícolas e outras formas de geração de renda para as mulheres buscando a valorização dos conhecimentos tradicionais das mulheres, a saúde, os direitos sexuais e reprodutivos e a participação social das mulheres indígenas.

Nascida e criada em Iauaretê no Rio Waupés, a Rosane antes de assumir o cargo de Coordenadora do DMIRN, em 2009-2010 fez o Curso de Gestores de Projetos e está no departamento desde 19 de maio de 2010. Hoje, com apenas 21 anos, além de mãe, carrega consigo a grande responsabilidade de cumprir objetivos descritas acima, que não é um trabalho fácil. Pois, a função exige habilidades políticas e administrativas para executar as tarefas diárias, com uma pesada agenda de participação em reuniões, eventos técnicos, comunitários e políticos, com o desafio de vencer distâncias entre as 700 comunidades que se localizam na grande região do Rio Negro.

Junto com a Rosane, atua no DMIRN a Anair Sampaio, como Vice- coordenadora do Departamento. Para saber mais e conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo departamento é só chegar na FOIRN em São Gabriel da Cachoeira ou pela web, nos blogs pessoais das duas, que mantêm notícias atualizadas sobre as atividades. Os endereços dos blogs são: www.tukaninha2011.wordpress.com (Anair) e www.horipako.wordpress.com (Rosane).

Anúncios

5 respostas em “Departamento das Mulheres Indígenas do Rio Negro visita comunidades do Rio Xié para propor a criação de Associação das Mulheres Indígenas do Xié.

    • Valeu Odilene, fico feliz por receber seu primeiro comentário no meu blog rsrs. Em breve você será a próxima entrevistada. Abraços.

  1. Pingback: Movimento Indígena do Rio Negro: Agora é elas! « Nodanakaroda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s