Semana da Pátria. Mais, que um evento esportivo.

Os primeiros jogos que assistí no inicio dos anos 90, ainda era garoto.  Admirava os lances, os chutes e os glos. As vibrações e comemorações ainda eram tímidos. Dez anos depois, ví meu irmão ser eleito três vezes consecutivos o melhor das edições do evento. E sempre pensei em chegar lá também. Em 2010, também chego nesse posto.

Desde que foi criado, o evento esportivo semana da pátria na região do Içana inicialmente, por alguns professores e vereadores, em destaque Alson Dantas, que esteve sempre presente nos primeiros anos de realização. De comunidade para outra, escolhidas pela comissão organizadora, levando em conta alguns critérios de escolha, como a estrutura que o evento exige, que na maioria de suas edições chegam mais de 500 pessoas. Houve, uma época em que esse evento foi também levado para outras localidades e regiões do Içana. Como para o Alto Içana, Baixo Içana e em outros lugares.

E no médio Içana onde começou recentemente foi dividido em pequenas regiões de realização. Uma ficou em Tunuí e a outra ficou circulando nas comunidades abaixo, até Nazaré. Nesse ano, 2011, como sempre foi, Tunuí Cachoeira volta a ser o palco de realização de mais uma edicação única na região do médio Içana. Onde até agora, já foram confirmadas a presença de várias comunidades. Incluvise de comunidades Coripaco do lado Colombiano. Que não será a primeira que virão. Já levaram pelo menos uma vez o caneco do evento esportivo.

Estarão presentes entre os dias 4 a 7 de alunos, professores, capitães, políticos e outros. Durante o evento, acontecerá a troca e venda de produtos artesanais, caça, peixe. Troca de experiências entre estudantes. Haverá apresentações das escolas e muitos mais. Os locais de realização desse evento esportivo no Içana são: Tunuí Cachoeira (Médio Içana), Matapí Cachoeira (Alto Içana) e Macedônia (rio Ayarí). 

A escola Pamáali já tem um histórico de participação neste evento. Levou uma e ficou três vezes na segunda posição, e em outras apenas chegou na fase de classificação. Será que leva a melhor nesse ano? Ah..esquecí de dizer que vamos para Tunuí Cachoeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s