Encontro Baniwa e Coripaco aconteceu na comunidade de Castelo Branco, Médio Içana

Grupos de trabalhos apresentam resultados de discussões durante o Encontro Baniwa e Coripaco (foto: Daniel Benjamim)

Encontro Baniwa e Coripaco reuniu mais de 20 comunidades Baniwa e Coripaco para discutir “Direitos e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades” nos dias 27 a 30 de março em Castelo Branco, médio Içana.

O evento

A comunidade Castelo Branco fica localizado no médio Içana, com mais de 20 famílias e onde funciona a Escola Paraattana desde 2006. Comunidade super bem organizada com estrutura e acolhedora, mas, que nunca sediou um evento do Movimento Indígena, esse foi um dos motivos que fez ser escolhida para sediar a realização do Encontro Baniwa e Coripaco, com o lema “Direitos e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades”, nos dias 27 a 30 de março, pela Coordenadoria das Associações Baniwa e Coripaco – CABC.

O encontro reuniu representantes de comunidades de toda a região do Içana, desde a foz, Alto Içana e afluentes Cuyarí e Ayarí. Compareceram no evento professores, alunos, lideranças das associações, representantes de instituições governamentais como SEIND, FUNAI-SGC e parceiros como o Instituto Socioambiental – ISA.

Durante os 4 dias de evento foram trabalhados os seguintes temas: Educação, Sustentabilidade/Saúde, Cultura e Identidade, Economia, Política e Gestão Territorial.  Os participantes foram organizados por temáticas e coordenados por duas pessoas indicados pela coordenação do evento. Ao final do segundo dia foram feitas apresentadas os resultados por cada grupo de trabalho. As propostas apresentadas pelos grupos foram debatidas pela assembléia.

Durante as noites foram feitas palestras temáticas por convidados especiais e em alguns momentos exibidos dois documentários: “Podali”- Documentários sobre música Baniwa e Casamento Baniwa (antigamente)/ dos Estudantes do Curso de Licenciatura Intercultural da UFAM.

Escola Pamáali participa e lança Kaawhiperi Yoodzawaaka

A Escola Pamáali representado por mim, professor Abraão Mendes e mais três alunos no evento. Lançou o livro 1 da Série Kaawhiperi Yoodzawaa numa das noite do encontro, onde foi apresentado e contado o histórico de construção. Depois da apresentação o livro  foi  distribuído para todas as comunidades presentes e representantes das escolas presentes.

Alguns resultados e encaminhamentos

Carta de Manejo de Pesca para as comunidades ( ABRIC/UNIB (Ronaldo), ACIRA, OICAI (Laureano), AIBRI (Armindo), OCIDAI.

 – Definição de localidade de Centrais de Abastecimento (Para o projeto em construção)

Carta de Consentimento Prévio para o Projeto MANAKAI.

Carta para SEIND sobre a necessidade de apoio aos estudantes Baniwa e Coripaco nas universidades.Indicação de 5 capitães para participar de encontro com governador.

– Definição de equipe para elaboração do Projeto para Segurança Alimentar (- Franklin Paulo (Coordenador),  André Fernando,  Raimundo Benjamim,  Ronaldo Apolinário,  Tulio (FUNAI).

Definição de equipe para a elaboração do Projeto Identidade e Cultura (-  Miguel Piloto (Coordenador),  Rosilene Brandão,  Raimundo Benjamim,  Carlos de Jesus da Silva Ricardo).

Criação da Comissão para discutir a criação de um Conselho de capitães da região do Içana. ( Celestino Benjamim da Silva Coordenador (Taiaçu Cachoeira),  Francisco Pereira – Vice Coordenador (Bela Vista),  Anilo da Silva (São José),  Marciel dos Santos (Castelo Branco),  Valdir Augusto (Aracú Cachoeira),  Augusto Garrido (Nazaré),  Lino Luiz Cordeiro (Warirambá/Cuyarí),  Alipio Pedro Camico (Vista Alegre/Cuyarí).

– Mudança do nome “capitão”.  Eenawi (Aprovado, a comissão irá elaborar um documento para legalizar o nome/reconhecimento).

Anúncios

3 respostas em “Encontro Baniwa e Coripaco aconteceu na comunidade de Castelo Branco, Médio Içana

  1. ola!
    sou MariaTeresa, professora (curso midias na educação) estou fazendo o meu tcc sobre a lei 11645/08 que trata da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.gostaria de saber se vc poderia responder algumas perguntas para que faça parte de minha pesquisa.gostaria de fazer um blog sobre a lei para que pessoas acessem e tomem ciência dessa lei.espero ansiosa a sua resposta segue o meu e-mail.
    valiosa colaboração do seu Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s