Equipe Austríco visitou a Escola Pamáali e algumas comunidades Baniwa e Coripaco do Médio Içana.

Visitantes na Escola Pamáali (foto: Elton José)

Histórico

O desejo de conhecer o Içana e o Povo Baniwa pelos Heinz Gruber , aconteceu há pelo menos 7 anos atrás , quando estava numa viagem de comemoração de seus 60 anos com seus melhores amigos no Rio Solimões.

E no meio destes aventureiros, estava o fotógrafo Pedrão, conhecido pelos Baniwa, na época da demarcação, arte baniwa e outras viagens do Içana. Um dos ícones da fotografia renomado, com sua especialidade, a Amazônia. E numa das ocasiões , disse ao Heinz que existe um lugar que valeria apenas conhecer, o Içana e seus povos. De lá, nunca desistiu de conhecer o Içana.

Para concretizar a vinda para o Içana, o interesse de vinda para a região foi formalizada em convite oficial, assinada pela coordenação da escola, lideranças Baniwa e apoiada pelo Instituto Socioambiental.

A visita

A equipe composta por seis pessoas (Heinz, dois irmãos, um amigo de São Paulo e sua esposa), acompanhadas pelo Adeilson Liopes/ISA e André Baniwa chegaram na escola Pamáali no dia 13 de abril, depois de dois dias de viagem.

Na escola conheceram os setores de atividades da escola como a Estação de Piscicultura, Trilha de Ciências, Viveiros de peixes, Telecentro, Casa de Ciências, Secretaria e Administração. Ainda tiveram um período de aventura no igarapé Pamáali. Nas noites foram programadas apresentação de dramatizações e danças tradicionais.  E também contaram algumas histórias de sua terra para os alunos e professores da escola.

Visita para comunidade também foi incluída na programação dos visitantes. Que foi realizado no domingo (15/04).   E no encerramento a avaliação da visita foi  positive tanto por parte da coordenação da escola e como pelos visitantes. Os visitantes desceram na escola no dia 17/04.

 

Anúncios

Uma resposta em “Equipe Austríco visitou a Escola Pamáali e algumas comunidades Baniwa e Coripaco do Médio Içana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s