Paisagens e belezas do Içana: Serra de Tunuí Cachoeira

Chegando em Tunuí Cachoeira, médio Içana. Foto: Custódio Benjamim

A vista da serra de Tunuí Cachoeira ou Ttonowi subindo e descendo o rio é maravilhoso. Mas, é ainda mais se a vista for lá de cima. Para chegar até lá são necessárias alguns minutos de  caminhada. Digamos, que meia hora depois, você chega lá e fala: uff! cheguei. Mas, valeu apenas. De lá dá pra ver e imaginar o que vier na cabeça.

A vista mais longa é para o rio abaixo. Dá pra ver, as curvas que o Içana faz. Inclusive, a comunidade mais próxima. Pros lados, outras serras. Umas grandes e outras pequenas. Com aquele alívio depois de alguns minutos e suor na camisa, dá pra ver mais coisas. E você descobre que ainda não foi nem pela metade da altura. A serra em que você está ainda é baixo, e se tiver alguém da comunidade, é ritual não deixar de  conhecer os mitos daquele lugar.

“Tonoda” em baniwa é pium. E o nome da serra mais alta recebe o nome de “Ttonowina” ou serra de pium. Mas, não é o pium comum que se vê ou te chupa no Içana na maioria das comunidades, é aquele mais grande, a vermelha. Mas, não precisa se preocupar, por que não tem mais hoje, como tinha muito tempo atrás. E se a história começar por aí vai. E…de lá fica quase que mais próximo a queda de um igarapé muito bonito. Muitas pessoas já foram lá. E vale apenas…

Na descida, o caminho apesar de ser o mesmo, a caminhada é mais tranquila e menos perigosa. E..depois de alguns minutos estamos na comunidade, novamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s