Acariquara – Médio rio Negro, um reencontro com parentes.

A minha viagem no final de abril (25 a 27) para Acariquara, uma comunidade que fica localizado no rio Jurubaxi, a mais ou menos uma hora e meia de Santa Isabel do Rio Negro (descendo o rio), para participar do “Seminário de avaliação de 20 anos da ACIMRN”, não esperava encontrar pessoas que não via há algum tempo, ainda no Içana, na época em que dava aula na Escola Pamáali (médio Içana).

Lá estava sr. Carlos, que desceu de Maúa Cachoeira (Içana), há 4 anos e algumas pessoas conhecidas. O que me fez sentir em casa, ao chegar lá, quase um dia de viagem, depois de descer de São Gabriel da Cachoeira, de expresso e passar um tempo em Santa Isabel antes de pegar o transporte até lá. Conversamos sobre acontecimentos desses anos que ele passou a ficar fora do Içana. E como muitas coisas aconteceram.

O evento foi uma aula de história do movimento indígena pra mim. Estavam lá as principais e os mais importantes líderes do movimento indígena da região do médio. Da história de luta e dos desafios vividos pela Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro – ACIMRN, em duas décadas, quando foi criada, até a proposta de tornar o Sistema Tradicional Agrícola do Rio Negro (SAT-RN) em patriômonio da Humanidade.

Uma recepção e despedida calorosa dos alunos e da comunidade, com direito à dubucurí. Foi a minha primeira viagem à região, conhecí nossas pessoas, experimentei novos sabores e aprendi muita coisa, tanto do movimento indígena local, como do local, das pessoas. Foi um reencontro de parentes e amigos.

Foto criada em 2014-04-27 às 11.06 #2

Foto: eu e sr. Carlos (no fundo) em Acariquara, rio Jurubaxi, Médio rio Negro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s